5 de maio de 2007

Não é nada, é só um entardecer.

Trabalhar num sábado no centro da cidade pode ser uma experiência interessante, para aqueles que têm olhos para ver. O ritmo da cidade é diferente, e a despeito da miséria humana e da feiúra urbana, a gente consegue enxergar coisas que elevam um pouco o espírito. E perceber que vivemos em um lugar geograficamente abençoado. Mas não é só isso.

Hoje terminei meus afazeres e saí do escritório naquele horário onde o sol de outono está caindo na tarde, já a caminho do entardecer completo. Na hora de atravessar a ponte, tive uma visão que nem todos os dias está disponível ao observador corriqueiro. A abóbada toda limpa, sem nuvem alguma, do mar da Baía até as montanhas da serra. A luz que o sol jogava naquele momento era aquele amarelo ouro que só vem no outono, aquela luz quente de se ver, mas que não aquece o ar com aquela vontade toda que no verão deixa a gente de mau humor.

Pude olhar à toda volta e não ver nenhuma nuvem. Pude olhar o reflexo no mar e pensar na vida, do jeito que eu gosto e me sentir melhor com relação a um monte de coisas. Às vezes eu me sinto um idiota por ser tão fácil de agradar, por um simples entardecer bonito ser capaz de me deixar contente e por carecer dessa famosa ambição que me cerca a todo momento. Me sinto um idiota por me sentir feliz às vezes, sem precisar andar vestindo, dirigindo e carregando códigos de status. Mas é nessa hora que eu olho em volta, e vejo a cara de outras pessoas que estão perto, tão absorvidas em seus problemas que obviamente não são capazes de ver o cenário, não são capazes de observar o céu de um lado a outro do horizonte. E pior, não são capazes de tirar nada disso. E não são capazes de deixar com que uma tarde os façam nem que seja um pouco mais felizes.

Nessa hora eu não me sinto mais idiota... Nessa hora eu me sinto bem, e fico querendo sinceramente que se danem todos os que têm a chance mas, não conseguem ver a beleza de um entardecer bonito como esse que vi hoje. Sei que muitos gostariam de ver e não viram porque não puderam, então eu me sinto muito bem em saber que aproveitei essa oportunidade. Aos que puderam e não tiveram olhos pra ver, só lamento. Suckers.

4 comentários:

Ana disse...

eu andei dormindo demais.

Príapo disse...

Também, quem manda ficar brincando de canguru perneta até tarde da noite?

Anônimo disse...

Vc realmente entende o por do sol... Eu admiro isso... muito...

Príapo disse...

Aeeeee!!!!
Seja bem vindo, Mate!