25 de maio de 2007

2.0: O Sistema Auto-Perdoante Feminino (Rev 1.4)


Publicado originalmente em: 25 de abril de 2006

Sabe uma coisa que eu nunca entendi nas mulheres? Essa capacidade que elas têm de se autodesculparem... Uma coisa do tipo "é, eu misturei as coisas, mas foi assim mesmo"... como se o "ser assim mesmo" fosse desculpa pra toda e qualquer coisa...
(Observem que isso é uma generalização proposital, para efeito de análise.) Desculpem a interrupção... é que de vez em quando eu tenho que dar essa explicação porque tem mulher que já passou dos 40, já fez 2 ou 3 faculdades mas não consegue entender isso.
Tudo que refere a sentimento pra vocês é automaticamente autoperdoado, sabe, é como dirigir um carro onde o volante não funciona... E isso sempre me intrigou profundamente.
Os homens têm sentimentos, assim como vocês, mas a gente assume com muito mais frequência o fato e as consequências das coisas que fazemos movidos por esses sentimentos. Você normalmente não vê um homem dizendo, "ah, fiz merda, mas deixa pra lá" pra essas coisas... A gente até faz, mas se sente culpado, se sente na necessidade de fazer algo pra remediar... ou tendo a responsabilidade de fazer algo pra reparar a merda feita, etc.

Por isso que na maioria das vezes em que os homens traem, as mulheres percebem mais do que eles percebem quando as mulheres traem. Quando o homem trai, a culpa faz ele ficar diferente... a mulher não tem a mesma culpa... Ela justifica tudo que ela faz por ela mesma... A mulher me parece, a grosso modo, potencialmente mais inescrupulosa sentimentalmente... Reparem bem pra vocês verem. É uma forma de não se martirizar por algo que já aconteceu, não tem mais jeito? Pode ser, talvez até.

Se um homem cai em erro, (e se normalmente ele não é disso, excluindo-se daí os canalhas patológicos) ele fica mal pelo que fez. Se é uma mulher, ela nem liga. Se auto-perdoa e vai em frente. Tanto que muitas vezes quando uma mulher comprometida chega ao ponto de trair, é pq a relação já está pra lá de Ulan-Bator... E estando pra lá de Ulan-Bator, a autoculpabilidade dela também vai estar por lá.

Mas vejam: afirmo que respeito as diferenças.. apenas me reservo o direito de me revoltar com algumas delas.

2 comentários:

Andrea disse...

Bom...só para começar o raciocínio a gente precisaria encontrar um únco homem que reconhecesse que fez merda, néam?

Príapo disse...

Bom... só pra continuar o raciocínio, isso que vc fala até seria possivel, baby. Mas para isso a gente precisaria encontrar uma mulher que não tivesse o dedinho podre igual umas criaturinhas que eu conheço, "néam²"?????

;-)